António Henriques




António Henriques de Almeida nasceu em Cacilhas, a 7 de Agosto de 1915, na então rua de Oliveira, filho de José Francisco, operário corticeiro, e de Emília Bárbara de Almeida, costureira.
O encanto que sentia pela música levou-o, ainda criança, a entrar na “Sociedade Velha”, para ficar, sem imaginar que um dia viria a ser uma das figuras mais emblemáticas e respeitadas da Sociedade Filarmónica. Foi praticamente tudo na Incrível Almadense: músico, dirigente, actor, publicista, dramaturgo, museologista e por fim, historiador de Almada e das suas Colectividades.
Só quem conhece o seu espólio (dezenas de álbuns e pastas de documentos de reconhecido valor histórico) que está guardado no Museu da Cidade e na Incrível Almadense, poderá inteirar-se do labor, da dedicação e do amor que António Henriques ofereceu ao Concelho onde sempre viveu e à sua “Incrível” onde se fez homem e aprendeu a importância dos valores colectivos e da solidariedade, tão presente nesta Terra de Operários, que tinha nas Colectividades o seu maior orgulho e a porta de quase todos os sonhos.
Por se comemorar em 2015 o centenário do seu nascimento, alguns “Incríveis” que continuam a reconhecer a sua extraordinária importância no seio do Movimento Associativo Almadense, acharam que o mínimo que poderiam fazer era organizar um programa de Comemorações, que não só avivasse a memória de todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com António Henriques, mas que também desse a conhecer a todos os Almadenses, quem foi este Homem, único, na história da Incrível, do Movimento Associativo e do Concelho de Almada.


                                                                               A Comissão Executiva


Sem comentários: