25/10/15

António Henriques Homenageado na Incrível


Ontem à tarde o Salão de Festas da Incrível Almadense acolheu mais uma sessão pública de homenagem a António Henriques, que tinha como principal atractivo uma conferência do historiador almadense, Alexandre M. Flores.

Cristina Azevedo dirigiu  a sessão que se iniciou com a actuação da Banda Filarmónica da Incrível Almadense, dirigida pela maestrina Fátima Pires, que tocou três temas ("Hino da Incrível", "Canto o Fado" e "Dunas").

De seguida foi projectado um pequeno conjunto de imagens sobre a vida de António Henriques e também excertos de um filme realizado pelo Município de Almada em 1993, com montagem de Fernando Viana.

A mesa de honra foi constituída por Carlos Guilherme (filho do homenageado e membro da Comissão Organizadora), José Manuel Maia (presidente da Mesa da Assembleia Geral), Alexandre M. Flores (historiador), Augusto Flor (presidente da CPCCRD), José Luís Tavares (presidente da Direcção da Incrível), Augusto Guaparrão dos Santos (presidente da Mesa da Assembleia Geral da Incrível) e João Geraldes (representante do Presidente do Município).


O historiador Alexandre M. Flores na sua conferência sobre António Henriques, focou alguns dos aspectos mais importantes da sua vida, assim como da amizade que os uniu. Deu um particular ênfase à procura incessante de António Henriques pelos fundadores da Incrível, que nunca conseguiu ser concretizada, apesar das várias pistas e apoio do historiador almadense.


Das várias intervenções dos membros da mesa de honra, salientamos a de Carlos Guilherme, que além de ter procurado fazer um historial das Comemorações do Centenário de António Henriques, também fez os agradecimentos devidos a todos aqueles que o apoiaram e que ajudaram a que esta homenagem fosse digna para Almada e para a Incrível Almadense.

Sem comentários: