19/09/15

António Henriques: as Palavras dos Outros (4)


[...] Pensamos que uma colectividade quanto mais idosa for mais difícil é recompor a sua história. Tudo se vai perdendo no tempo, tudo se vai esfumando com o cair das folhas dos calendários. Assim a obra coleccionista do António Henriques terá ainda muito mais valor visto que se transplanta para além de um século.
Juntou largas centenas das mais variadas partículas que diziam respeito à mãe das instituições almadenses, que se foram catalogando por espécies, por épocas, e que hoje têm um valor que só atingem os originais históricos.

Assim, para além do que ainda há para verificar e coleccionar entregou na Incrível 16 volumes das mais diversificadas recordações que estão a ser publicada em 8 volumes dos quais já saíram 2. No ano de 1998, em que a Incrível completa século e meio de existência, sairá o último volume, ficando esta parte do seu grandioso esforço, concluído. Mas, a Incrível não irá ficar por aqui. Tudo que a família nos irá entregar, por seu desejo de sempre, fará com que a sua divulgação venha a aparecer transformada em museu que irá ter o seu nome. [...]

                                                                                                                                          António Barão Ramos

     (in "António Henriques, o Associativista e o Historiador de Almada e das suas Colectividades")

Sem comentários: